Seguidores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Currículo e as Atividades Docentes nas Aulas de Língua Portuguesa

Prezados colegas:

Estou participando do Curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, oferecido pelo CENPEC (http://www.escrevendo.cenpec.org.br/).

Atualmente estamos desenvolvendo atividades do Módulo 5 – De vento em popa/ Unidade 1 – O que é e como se faz resenhas: as características linguístico-discursivas do texto.

Acabei de acessar um material sugerido que gostaria de compartilhar com vocês, já que acredito que pode ajudar muitos educadores, por ser uma maravilhosa fonte de conhecimento.

Trata-se de uma "palestra proferida pelo professor Egon Rangel, gravada em vídeo, dirigida a coordenadores pedagógicos da rede pública estadual de São Paulo, no contexto do encontro O Currículo e as Atividades Docentes nas Aulas de Língua Portuguesa.

O tema central da palestra é a singularidade do texto literário e as práticas de letramento e leitura compatíveis com ela, na formação escolar do leitor. A palestra tem 5 segmentos, mas, para fazer a nossa atividade, você só precisará assistir ao 1º. e ao 2º. segmentos, que duram, ao todo, 18 minutos (caso tenha tempo, vale a pena assistir os demais segmentos!).

Embora o tema da palestra interesse de perto a professores de Língua Portuguesa, procure observar principalmente os modos pelos quais o palestrante insere e resenha, na sua fala, dois textos que não são de sua autoria. Os textos resenhados pelo palestrante são:
a. O poema Descoberta da literatura, de João Cabral de Mello Neto. Do livro A escola das facas. In: _____ Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 447-448.
b. As reflexões do filósofo da educação Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona, no texto Literatura, experiencia y formación. Do livro LARROSA, J. 1996. La experiencia de la lectura; estudios sobre literatura y formación. 2 ed. rev. e aumentada. México: Fondo de Cultura Económica, 2003."




3 comentários:

  1. Oi amiga, desculpe o sumiço...porém, meu tempo está curto e não está dando para visitar as amigas. Espero que esteja tudo bem com vc.Passei para deixar uma beijoca e ver as novidades. Tenha um fim de semana de muita Luz! Até breve...

    ResponderExcluir
  2. Oi Del,
    Não se preocupe...
    tb estou em dívida com vc...
    estou cheia de atribuições!
    sei que a vida não anda fácil...
    final de ano então, tudo fica mais agitado! rsrs
    Muito obrigada pelo carinho!
    Deus abençoe q tenhamos uma ótima semana... final de ano e que 2012 seja ainda melhor!
    Beijinhos de Luz!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! gostamos de seu blog, aproveite e divulgue ele aqui na Rede Social Mural de Caldas, é grátis e todos podem entrar! http://www.muraldecaldas.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!