Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2012

Lousa Digital Interativa

Elas estão chegando!

Há cerca de uma década os professores se espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis (smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa digital interativa.
Lousas Digitais
Elas estão aí. Não adianta tentar fugir.
Muitas escolas já possuem uma ou mais lousas digitais interativas. O ideal é que elas estivessem presentes em todas as salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, nas salas de reuniões e na sala dos professores. Mas, como o seu custo ainda é elevado, essa implantação tende a ser vagarosa (como quase tudo na Educação).
Quando o professor se vê diante da lousa digital interativa pela primeira vez é bem comum um certo ar de espanto e indignação. Afinal, é espantoso que tenham inventado uma “lousa digital” unindo o que há de mais antigo, a lousa, com o que há de mais moderno: a tecnologia digital. E, por outro lado, parece absurdo que governos e escolas invistam altas somas na aquisição de dispositivos digitais modernos e, ao mesmo tempo, se recusem a investir mais e melhor na carreira do professor, na sua formação inicial e continuada, na manutenção dos equipamentos que as escolas já dispõem e no suporte técnico e pedagógico para o uso dessas novas tecnologias.
Seja lá qual for o grau de espanto ou de indignação do professor, o fato concreto é que começa a cair em seu colo “mais uma encrenca” (ou “possibilidade”, conforme a ótica com que se vê a situação): como usar essa “coisa”, geralmente branca, sem muitos botões e aparentemente “vazia”?
O objetivo desse artigo é desmistificar esse apetrecho tecnológico de maneira que o professor que sempre se desviou da lousa, ao passar por perto dela, possa agora aproximar-se mais e utilizá-la, descobrindo alguns de seus possíveis usos.

O bicho não morde!

A primeira coisa a saber sobre a lousa digital é que ela não morde, mas você pode até fazê-la latir se você souber apertar os botões corretos. :)
Quebrando computadores
Computador sem uso é computador quebrado.
[...]

Como funciona?
As lousas digitais mais comumente encontradas nas escolas são ligadas a um computador (por cabo ou via wirelles) e a um projetor multimídia (o velho “datashow”). Na verdade a lousa digital pode ser entendida como esse conjunto de três componentes: a lousa propriamente dita, um computador e um projetor multimídia. Algumas lousas já estão incorporando o computador em seu próprio corpo, mas todas elas precisam de um computador para funcionar.
Lousa digital - funcionamento[...]
 

Não dê aulinhas, dê um show! Sim, é possível! E você não precisa ser um artista mais artista do que já é quando tenta prender a atenção de alunos “elétricos e desatentos”. Basta um pouco de “tempero” nas aulas.
Faça seu show
Faça seu show! O professor é o artista.
  • use e abuse dos recursos gráficos. Ao invés de esquemas confusos, use mapas mentais (há softwares que ajudam nisso); ao invés de desenhar gráficos sofríveis, faça-os em um software próprio e os leve prontos (ou construa em tempo real, junto com os alunos).
  • inclua imagens (fotos, ilustrações, etc.) nas suas aulas. Quando for falar de um personagem histórico, apresente rapidamente sua foto e um trecho da sua biografia (que pode ser encontrado facilmente na internet) e forneça o link para os alunos encontrarem o recurso. É bastante provável que sua lousa digital esteja conectada à internet e, assim, você poderá usar seus recursos diretamente a partir da lousa.
  • use trechos de filmes, clipes e trechos de músicas. Lembre-se que você pode incluir qualquer recurso da internet na sua “aula digital”. O YouTube e outras fontes (muitas!) podem proporcionar imensas possibilidades de enriquecimento para praticamente qualquer conteúdo, competência ou habilidade que você esteja trabalhando com os alunos.
  • se sua escola não tem um laboratório de ciências, ou o laboratório não possui muitos recursos, use softwares e simuladores que permitam fazer as experiências “virtualmente”. Isso amplia muito as possibilidades do uso de experimentação para a compreensão de conceitos e fenômenos, além de reduzir bastante o custo dessas atividades.
Deixe os alunos trabalharem! Tem um ditado que diz que “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza!“. Não se prenda à lousa (digital ou à lousa com giz), deixe os alunos trabalharem individualmente e em grupos, inclusive na lousa.
  • não é porque você tem agora uma lousa digital que ela precisa ser usado o tempo todo. A lousa digital é muito legal, mas a interação humana ainda é muito melhor. Use a lousa com responsabilidade, criatividade e inteligência.
  • quando planejar sua aula, pense como o diretor de um filme de sucesso ou de uma peça teatral onde a platéia também interaja. Faça um bom roteiro, quebre a monotonia, intercale suas ações com o trabalho dos alunos. Não monopolize o cenário e nem o uso da lousa.
[...]

Referências e sugestões na internet:

  • DOSTÁL, Jirí. Reflections on the Use of Interactive Whiteboards in Instruction in International Context. The New Educational Review. 2011. Vol. 25. No. 3. p. 205 – 220. ISSN 1732-6729. Disponível em: <http://goo.gl/30kc6>. Acesso em: 12/07/2012. – Artigo interessante do prof. Jiri Dostál, da República do Cazaquistão.
  • The Interactive Whiteboards, Pedagogy and Pupil Performance Evaluation: An Evaluation of the Schools Whiteboard Expansion (SWE) Project: London Challenge. Disponível em: <http://goo.gl/gg6dt>. Acesso em: 12/07/2012. – Pesquisa da School of Educational Foundations and Policy Studies, Institute of Education, University of London.
  • Para saber um pouco mais sobre o que é e como funciona a lousa digital, consulte esse artigo da Wikipédia (em português) ou esse outro (em inglês e com mais referências).
  • O uso pedagógico da lousa digital associado a teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de Aprendizaje, nº4, Vol 4 octubre de 2009.Disponível em: <http://goo.gl/oPf0b>. Acesso em: 12/07/2012. – Nesse artigo a lousa digital e tratada como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem.
Fonte:
ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?, Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digita…chegou-e-agora/>. Acesso em: 05 de agosto de 2012.

13 comentários:

  1. Não é sonho! É realidade! Gostaria muito de ver minha escola com esse recurso. O problema é que há professores que ainda não conseguem usar nem um simples aparelho de DVD; o LIED então, nem pensar! Que pena!

    ResponderExcluir
  2. Assim como vc tb sonho com essa realidade não apenas na instituição na qual atuo, mas em todas as escolas públicas de nosso país...
    acredito que nossos alunos e professores merecem!!!

    Tb concordo que ainda nos deparamos com educadores despreparados para essa nova realidade, mas acredito ainda que essa realidade se transformará em breve, o número de professores qualificados aumenta consideravelmente a cada ano...
    e cada vez mais vejo professores interessados em se atualizar, sem contar os professores que estão se formando, que já fazem parte dessa nova geração, cheia de conhecimento e vontade de aprender sempre!!!

    Eu acredito que nossa Educação chegará lá!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivanilda, entrei para conhecer teu blog, améi tuas postagens,tanmbém sou professora multiplicadora, já estou ficando e convido você a conhecer o meu, se gostar participe. Abraços uma noite abençoada e uma semana na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Querida Profª Lourdes,

    Muito obrigada pela visita e pelo carinho!
    Bom saber que nosso blog é visitado e apreciado.
    Sempre que puder apareça, bom poder contar com educadores como vc, conscientes do papel que exercem.

    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
  5. OI Joana! vim agradecer o carinho da sua visita e participação no meu blog. Volte sempre, você será bem vinda. Obrigada pelos elogios. Améi os seus e já estou seguindo. Postei na página dos agradecimentos um mimo pra você, espero que goste. Abraços uma tarde abençoada.

    ResponderExcluir
  6. O Conteúdo de seu blog é ótimo, aproveite e divulgue ele aqui grátis!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivanilda, já faz algum tempo que não passo por aqui...o tempo está cada vez mais curtinho....aproveitando o feriado que prolongou o fim de semana .Muito boa a sua postagem...a lousa digital ainda é um sonho em muitas escolas...aqui mesmo na minha, no Rio de Janeiro, na Prefeitura do Rio...Porém,apesar de não ter a lousa digital,agora tenho na sala desde abril,datashow, caixas de som instaladas ,laptop e internet de ponta...roda os vídeos do Youtube e qualquer programa, inclusive filmes (Netflix) diretos e sem travar. Minha escola tem 5 Megas, pois é pequena só com 5 salas,tudo via Wirelless.Com isso posso utilizar historinhas projetando no quadro branco e outras atividades bem legais como jogos da net, utilizo a educopédia (portal da prefeitura) enfim, uma verdadeira revolução...E e pensar que até bem pouco tempo utilizávamos os "mimeógrafos"...ainda temos aqui nas salas, só que estão parados.Com as xerox e impressoras, estão ficando no passado.As crianças adoram.... e os professores também! Você mesmo viu no blog da escola e no meu que já utilizamos...Porém, como disse uma colega acima...na prefeitura do Rio (não só lá, no Brasil todo), ainda tem muito professor avesso as novas tecnologias e reluta em aceitar e se modernizar...conheço vários...e vão ficando para trás.Temos que acompanhar a evolução, nos prepararmos para ela e utilizar.
    Postei no meu blog a algum tempo um texto :Medo do Novo (Filosofo DeRose)
    http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2012/07/texto-medo-do-novo-filosofo-de-rose.html
    Que fala:"...vamos reciclar nossos pensamentos, rever nosso ponto de vista.Atualizar nossas fórmulas, nossos métodos...Nossas armas.Pois sem isso, seremos sempre grandes profissionais, sujeitos bem preparados para lutar numa guerra que já passou."
    Se quiser conferir na integra, passe por lá....
    Um beijão amiga.Uma semana de muita Paz e Luz! E até breve...

    ResponderExcluir
  8. Receber visitas é sempre muito bom...
    de pessoas tão especiais quanto vc Del, é melhor ainda!!!

    Educadora dedicada e consciente da importancia do papel que exerce em nossa sociedade.

    Nossa fiquei encantada com seu relato.
    Apesar de não terem a lousa digital, tem muitos outros recursos que terminam exercendo basicamente a mesma função né?!
    Muito bom saber que a Prefeitura do RJ está investindo de verdade na educação.

    Quanto aos educadores que ainda resistem as mudanças...
    acredito que convivendo com educadores como vc, apaixonados pelas TIC, se contagiarão e entrarão no rítmo, logo, logo!

    Amei sua sugestão de leitura, posso posta-la por aqui, com as devidas referencias é claro?!

    Que tenhamos uma semana maravilhosa, cheia de alegrias...
    felicidades...
    saúde...
    Paz...
    Amor!!!
    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, foi muito bom ter conhecido vc e poder sempre trocar informações e trabalhos. Quanto ao texto, pode postar sem problema algum.Este vai ilustrar o excelente texto que vc postou acima. Em breve, terei novidades e irei te avisar,pois estarei no portal da Prefeitura postando...por enquanto apenas estou trabalhando nos bastidores...rsrsr... Até ir para o ar...
      Mil beijocas e fique com Deus!! E que venham as lousas digitais o mais rápido possível para todas as escolas....os professores conectados agradecem..rsrsr.
      Até breve...

      Excluir
  9. Querida Del...

    posso afirmar o msm, foi muito bom ter conhecido vc!!!
    Obrigada pelo carinho de sempre!!!

    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!