Seguidores

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dica de Blog: Bioeducando UFGD

 Entre as várias postagens valiosas postadas no blog, gostaria de destacar a seguinte:

"Cartilhas Bioeducando

Olá, pessoal!

Já saíram as cartilhas do Bioeducando! E as versões em .pdf também estão disponíveis, é só acessar os links abaixo e se divertir...  aprendendo, é claro!

Link 1: Leishmaniose e Piolho
Link 2: Bicho geográfico e Bicho de pé
Link 3: Sarna e verminoses
Link 4: Dengue e atividades


 As cartilhas são direcionadas à educação infantil, abordando assuntos ligados à prevenção de doenças parasitárias. Através de divertidas histórias em quadrinhos as crianças vão aprender como pode ser fácil prevenir as parasitoses apenas tomando alguns cuidados básicos de higiene. 
 E você, professor, pode fazer o download das cartilhas e usá-las em sala de aula! É uma ferramenta divertida na introdução das temáticas em suas aulas de Ciências.
 

Dúvidas e sugestões é só comentar ou mandar um e mail.
Espero que vocês possam aprender um pouco com a turminha do Bioeducando.

Camila Salmoria
c.salmoria@hotmail.com
Acadêmica de Ciências Biológicas - UFGD
Integrante do Projeto Bioeducando"

http://bioeducandoufgd.blogspot.com.br/

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dica: Game da Reforma Ortográfica

"A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.

Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica."

http://fmu.br/game/home.asp



sábado, 13 de outubro de 2012

Dica de Filme: Um Faz de Conta que Acontece

Pessoal, gostaria de sugerir pra vocês esse filme.
Meu marido assitiu todinho comigo e no final me disse:
"_Esse é um filme que toda criança merece assistir!"

E vou contar um segredo pra vocês...
essa foi a primeira vez que o ouvi falar coisas do gênero!!!

Então fica a dica...
na próxima oportunidade os alunos da EM Clori assistirão!

Beijinhos de Luz!!!

 
 
Meus amores no post de hoje, eu trago pra vocês, a resenha de um filme muito interessante. Eu tenho certeza, que vocês vão amar!
Sinopse: Skeeter Bronson (Adam Sandler) é o faz-tudo de um hotel. Misteriosamente, um dia as histórias que conta para que seus sobrinhos durmam tornam-se realidade. Ele logo tenta se aproveitar do ocorrido, criando histórias cada vez mais bizarras de forma que atendam aos seus desejos e aspirações. Porém as inesperadas contribuições de seus sobrinhos às histórias acaba por fazer com que ele perca o controle sobre elas.
Domingo, é o dia onde todos aproveitam para descansar, se divertir e não fazer nada de importante, certo?! Na maioria das vezes, tanto descanso acaba se transformando em tédio, para a maioria das pessoas. Especialmente, quando não encontramos nada de interessante para assistir na tv. Foi justamente, para tentar fugir desse tédio, que eu resolvi assistir esse filme.
Eu já conhecia esse filme, mas nunca tinha parado em frente a tv para assistir. Mas dessa vez, eu resolvi dar uma chance para essa história. Mesmo sem ter criado grandes expectativas para ela. Talvez, seja esse o motivo das minhas expectativas terem sido superadas.
Um faz de conta que acontece, é um filme leve, divertido, mágico e muito interessante! É aquele tipo de filme, que a família inteira deveria se reunir na sala e assistir. Pois, é uma experiência muito especial!
Adam Sandler mais uma vez, dá um show de interpretação e mostra, que sempre vale a pena assistir um filme que ele está no elenco!
Russell Brand (ex- marido da Katy Perry) também está no elenco e eu gostei muito da atuação dele. Ele é muito engraçado!
Os atores mirins são muito fofos e o bichinho de estimação deles é a coisa mais fofa desse mundo!
Os cenários são lindos, é uma história bem criativa, os personagens são bem construídos e além disso, o filme transmite uma mensagem linda: Não devemos desistir nunca dos nossos sonhos, pois se tivermos fé , se acreditarmos de verdade, a nossa história pode ter um final feliz sim! O filme me agradou bastante e eu acredito, que todo mundo deveria assistir, pois vale a pena!


E aí meus amores, quem ficou com vontade de ver esse filme?

Fonte: http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2012/05/resenha-do-filme-um-faz-de-conta-que.html

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cursos Online Gratuitos





O Bradesco (http://www.bradesco.com.br/)- acredita que o conhecimento é um dos instrumentos de eficiência
corporativa e desenvolvimento social. Por isso, faz investimentos
crescentes em ações de formação para seus colaboradores, visando
aprimoramento pessoal e profissional.

Este espaço tem o propósito de ampliar nossas ações educacionais e de
capacitação para o trabalho. Nele você encontrará alguns cursos que fazem parte do nosso cotidiano, com acesso livre e gratuito:

*Comunicação
Escrita*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=522&paramPag=cursoComunicacao&WT.svl=522>
-
proporcionar o aprimoramento do profissional sobre a Comunicação Escrita,
permitindo-lhe reciclar seus conhecimentos sobre aspectos
gramaticais como
pontuação, crase, ortografia, que são importantes para o uso correto da
Língua Portuguesa.

-
*Finanças
Pessoais*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=485&paramPag=cursosFinancas&WT.svl=485>
-
este curso apresenta informações sobre controle do orçamento
familiar, uso
consciente do crédito, produtos de investimentos e outros recursos úteis
para seu planejamento financeiro e para a concretização de projetos
pessoais.

- *Matemática
Financeira*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=477&paramPag=cursosMatematica&WT.svl=477>
-
neste curso, você conhecerá as principais funcionalidades da calculadora
HP12C, conceitos financeiros básicos para cálculo de juros simples, taxas
equivalentes, descontos, capitalização composta, entre outras operações
financeiras.

-*Introdução ao Pacote Office
2007*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=489&paramPag=cursosOffice&WT.svl=489>
-
o Pacote Microsoft Office é conjunto de softwares criados
inicialmente para
facilitar o trabalho nos escritórios, daí o nome office, entretanto, hoje
ele é muito utilizado nas atividades escolares, no trabalho e no
dia-a-dia.
Este curso demonstra as novidades da versão Office 2007, que tornou mais
fácil a localização dos recursos. Apresenta os softwares disponíveis no
pacote Office, bem como os recursos necessários para sua instalação.

-

*Word 2007
Básico*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=490&paramPag=cursosWordBasico&WT.svl=490>
-
o Word é um processador de textos muito utilizado hoje em dia, possui
ferramentas eficientes que permitem elaborar e formatar textos,
apostilas,
artigos, com facilidade e alta qualidade. Neste curso, demonstramos os
recursos do Word desde como abrir e salvar documentos; copiar, inserir e
excluir textos; a formatação de caracteres, margens e páginas;
inserção de
colunas, figuras, tabelas entre outras funcionalidades básicas.

-

*Word 2007
Intermediário*

<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=586&paramPag=cursosWordIntermediario&WT.svl=586>
-
nessa versão, serão abordados os novos elementos e mais funções
disponíveis
do Word 2007 em relação ao Word 2007 Básico. A proposta é
aprofundarmos em
alguns aspectos que podem tornar as suas edições de textos ainda mais
completas. Recomendamos a realização do curso Word 2007 Básico para um
melhor aproveitamento.

-

*Word 2007
Avançado*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=661&paramPag=cursosWordAvancado&WT.svl=661>
-
o curso permite conhecer os novos recursos para aprimorar a utilização da
ferramenta Word, que podem tornar o seu texto ainda mais completo.
Recomendamos a realização do curso Word 2007 Básico e Word 2007
Intermediário para um melhor aproveitamento.

-

*Excel 2007
Básico*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=491&paramPag=cursosExcelBasico&WT.svl=491>
-
o Excel é um software de planilha eletrônica, utilizado para efetuar
cálculos, controles numéricos, gráficos etc. Muito utilizado para
planejamentos, análises estatísticas e financeiras. O curso apresenta os
principais recursos do Excel 2007 como a elaboração de planilhas, sua
edição, cálculos básicos e formatação.

-

*Excel 2007
Intermediário*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=556&paramPag=cursosExcelIntermediario&WT.svl=556>
-
nessa versão serão abordados os novos elementos e mais funções
disponíveis
do Excel 2007 em relação ao Excel 2007 Básico. A proposta é aprofundarmos
em alguns aspectos que podem tornar a sua planilha ainda mais completa.
Recomendamos a realização do curso Excel 2007 Básico para um melhor
aproveitamento.

-

*Excel 2007
Avançado*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=660&paramPag=cursosExcelAvancado&WT.svl=660>
-
o curso permite conhecer os novos recursos para aprimorar a utilização da
ferramenta Excel, que podem tornar a sua planilha ainda mais completa.
Recomendamos a realização do curso Excel 2007 Básico e Excel 2007
Intermediário para um melhor aproveitamento.

-

*Power Point 2007
Básico*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=492&paramPag=cursosPowerBasico&WT.svl=492>
-
o Power Point é um programa que permite elaborar apresentações no formato
de slides, que podem ser enriquecidas com efeitos visuais, sonoros e de
animação. O curso demonstra as ferramentas básicas como esquemas
de cores,
inserção de textos, imagens, sons e botões de ação.

-

*Power Point 2007
Avançado*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=547&paramPag=cursosPowerAvancado&WT.svl=547>
-
o curso permite conhecer os novos elementos e funções
disponíveis na versão
2007 do PowerPoint. Recomendamos a realização da versão PowerPoint 2007
Básico para um melhor aproveitamento do curso.

-

*Access 2007
Básico*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=493&paramPag=cursosAccessBasico&WT.svl=493>
-
o curso apresenta as principais ferramentas para a criação, organização e
gerenciamento de banco de dados. Orienta sobre a criação de formulários e
campos de registros que podem ser selecionados, alimentados e
reutilizados
para consulta e geração de novos bancos de dados.

-

*Access 2007
Avançado*<http://www.bradesco.com.br/html/content/controller.phtml?site=662&paramPag=cursosAccessAvancado&WT.svl=662>
-
o curso permite conhecer os novos elementos e funções disponíveis na versão
2007 do Access, que podem tornar o seu banco de dados ainda mais completo.
Recomendamos a realização da versão Access 2007 Básico para um melhor
aproveitamento do curso.

Pré-requisitos para realização dos cursos:
- Java Virtual Machine
- Flash Player 7 ou superior
- Internet Explorer 5.5 ou superior

"Direitos autorais reservados, proibida a reprodução total ou parcial."

*Atenção:* não serão emitidos certificados, comprovantes ou atestados de
realização ou de conclusão dos cursos.

Em caso de dúvida, envie uma mensagem
para4240.rh@bradesco.com.br<http://../../../undefined/compose?to=4240.rh@bradesco.com.br>

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dica de site: Portal Jornal Escolar


O Portal Jornal Escolar é uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família.

Ao assistir uma das Webconferências do Programa Mais Educação, organizadas pelo Ministério da Educação, MEC, conheci o Portal do Jornal Escolar e me apaixonei!

Atualmente estou participando de uma formação que transformou minha visão em relação ao Jornal Escolar...
Na última aula, fizemos reflexões fundamentais em relação ao jornal escolar, em relação ao seu formato, ilustrações e como selecionar a material publicado.

Atenção Educadores interessados em trabalhar com Jornal Escolar...
Visite e se apaixone:
www.jornalescolar.org.br
Espaço e os recursos oferecidos gratuitamente.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Medo do Novo - Filósofo De Rose

  Vamos conferir o texto e repensar nossas práticas... 
 
Medo do Novo
Alguns temem, o novo porque ele disputa lugar com o estabelecido, questiona as convenções, desafia regras...
Alguns evitam o novo porque ele gera uma insegurança, estimula tentativas, experimentos  e nos convida a novas reflexões...

Alguns fogem do novo porque ele nos retira de uma velha confortável posição de autoridade e nos obriga a reaprender.

Alguns podem zombar do novo, pois ele é, essencialmente, frágil.Sendo assim, não foi consagrado pelo uso.Isto é fato.

Mas nós esquecemos que tudo que hoje é consagrado um dia já foi novo...

Alguns podem combater o novo afirmando que este contraria interesses, desafia paradigmas, não respeita o ego e despreza o "status quo" de algumas camadas sociais.

Mas acredito que tudo isso é inútil...Porque a História da Humanidade nos prova que o novo sempre vem com nuances ou não.

Por isso, vamos reciclar nossos pensamentos, rever nosso ponto de vista.Atualizar nossas fórmulas, nossos métodos...Nossas armas.Pois sem isso, seremos sempre grandes profissionais, sujeitos bem preparados para lutar numa guerra que já passou.

                                                                                
                                    (Filósofo DeRose).

Um beijão .
  Muita Paz e Luz!
 

domingo, 5 de agosto de 2012

Lousa Digital Interativa

Elas estão chegando!

Há cerca de uma década os professores se espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis (smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa digital interativa.
Lousas Digitais
Elas estão aí. Não adianta tentar fugir.
Muitas escolas já possuem uma ou mais lousas digitais interativas. O ideal é que elas estivessem presentes em todas as salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, nas salas de reuniões e na sala dos professores. Mas, como o seu custo ainda é elevado, essa implantação tende a ser vagarosa (como quase tudo na Educação).
Quando o professor se vê diante da lousa digital interativa pela primeira vez é bem comum um certo ar de espanto e indignação. Afinal, é espantoso que tenham inventado uma “lousa digital” unindo o que há de mais antigo, a lousa, com o que há de mais moderno: a tecnologia digital. E, por outro lado, parece absurdo que governos e escolas invistam altas somas na aquisição de dispositivos digitais modernos e, ao mesmo tempo, se recusem a investir mais e melhor na carreira do professor, na sua formação inicial e continuada, na manutenção dos equipamentos que as escolas já dispõem e no suporte técnico e pedagógico para o uso dessas novas tecnologias.
Seja lá qual for o grau de espanto ou de indignação do professor, o fato concreto é que começa a cair em seu colo “mais uma encrenca” (ou “possibilidade”, conforme a ótica com que se vê a situação): como usar essa “coisa”, geralmente branca, sem muitos botões e aparentemente “vazia”?
O objetivo desse artigo é desmistificar esse apetrecho tecnológico de maneira que o professor que sempre se desviou da lousa, ao passar por perto dela, possa agora aproximar-se mais e utilizá-la, descobrindo alguns de seus possíveis usos.

O bicho não morde!

A primeira coisa a saber sobre a lousa digital é que ela não morde, mas você pode até fazê-la latir se você souber apertar os botões corretos. :)
Quebrando computadores
Computador sem uso é computador quebrado.
[...]

Como funciona?
As lousas digitais mais comumente encontradas nas escolas são ligadas a um computador (por cabo ou via wirelles) e a um projetor multimídia (o velho “datashow”). Na verdade a lousa digital pode ser entendida como esse conjunto de três componentes: a lousa propriamente dita, um computador e um projetor multimídia. Algumas lousas já estão incorporando o computador em seu próprio corpo, mas todas elas precisam de um computador para funcionar.
Lousa digital - funcionamento[...]
 

Não dê aulinhas, dê um show! Sim, é possível! E você não precisa ser um artista mais artista do que já é quando tenta prender a atenção de alunos “elétricos e desatentos”. Basta um pouco de “tempero” nas aulas.
Faça seu show
Faça seu show! O professor é o artista.
  • use e abuse dos recursos gráficos. Ao invés de esquemas confusos, use mapas mentais (há softwares que ajudam nisso); ao invés de desenhar gráficos sofríveis, faça-os em um software próprio e os leve prontos (ou construa em tempo real, junto com os alunos).
  • inclua imagens (fotos, ilustrações, etc.) nas suas aulas. Quando for falar de um personagem histórico, apresente rapidamente sua foto e um trecho da sua biografia (que pode ser encontrado facilmente na internet) e forneça o link para os alunos encontrarem o recurso. É bastante provável que sua lousa digital esteja conectada à internet e, assim, você poderá usar seus recursos diretamente a partir da lousa.
  • use trechos de filmes, clipes e trechos de músicas. Lembre-se que você pode incluir qualquer recurso da internet na sua “aula digital”. O YouTube e outras fontes (muitas!) podem proporcionar imensas possibilidades de enriquecimento para praticamente qualquer conteúdo, competência ou habilidade que você esteja trabalhando com os alunos.
  • se sua escola não tem um laboratório de ciências, ou o laboratório não possui muitos recursos, use softwares e simuladores que permitam fazer as experiências “virtualmente”. Isso amplia muito as possibilidades do uso de experimentação para a compreensão de conceitos e fenômenos, além de reduzir bastante o custo dessas atividades.
Deixe os alunos trabalharem! Tem um ditado que diz que “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza!“. Não se prenda à lousa (digital ou à lousa com giz), deixe os alunos trabalharem individualmente e em grupos, inclusive na lousa.
  • não é porque você tem agora uma lousa digital que ela precisa ser usado o tempo todo. A lousa digital é muito legal, mas a interação humana ainda é muito melhor. Use a lousa com responsabilidade, criatividade e inteligência.
  • quando planejar sua aula, pense como o diretor de um filme de sucesso ou de uma peça teatral onde a platéia também interaja. Faça um bom roteiro, quebre a monotonia, intercale suas ações com o trabalho dos alunos. Não monopolize o cenário e nem o uso da lousa.
[...]

Referências e sugestões na internet:

  • DOSTÁL, Jirí. Reflections on the Use of Interactive Whiteboards in Instruction in International Context. The New Educational Review. 2011. Vol. 25. No. 3. p. 205 – 220. ISSN 1732-6729. Disponível em: <http://goo.gl/30kc6>. Acesso em: 12/07/2012. – Artigo interessante do prof. Jiri Dostál, da República do Cazaquistão.
  • The Interactive Whiteboards, Pedagogy and Pupil Performance Evaluation: An Evaluation of the Schools Whiteboard Expansion (SWE) Project: London Challenge. Disponível em: <http://goo.gl/gg6dt>. Acesso em: 12/07/2012. – Pesquisa da School of Educational Foundations and Policy Studies, Institute of Education, University of London.
  • Para saber um pouco mais sobre o que é e como funciona a lousa digital, consulte esse artigo da Wikipédia (em português) ou esse outro (em inglês e com mais referências).
  • O uso pedagógico da lousa digital associado a teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de Aprendizaje, nº4, Vol 4 octubre de 2009.Disponível em: <http://goo.gl/oPf0b>. Acesso em: 12/07/2012. – Nesse artigo a lousa digital e tratada como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem.
Fonte:
ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?, Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digita…chegou-e-agora/>. Acesso em: 05 de agosto de 2012.