Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Educação e Web 2.0



Prezado Educador, estou participando de uma das formações oferecidas pelo Educarede, sobre a utilização de Blogs na Educação.

No primeiro módulo, pudemos apreciar o material “Educação e Web 2.0”, onde pude observar mais uma vez que tenho muito a aprender, já que desconhecia algumas das ferramentas Web 2.0 citadas.

Devido a minha curiosidade, explorei quase todas as ferramentas. Só não explorei todas, porque no item “Ferramentas para criação de lista social”, aparece o item: “Stardaid”, do qual não localizei informações. No entanto, já encaminhei e-mails para meus contatos da área, solicitando informações, dicas, materiais e indicação de sites e acredito que em breve as receberei.

Explorei inclusive as ferramentas que conhecia, para saber mais, já que não havia pensado em uso pedagógico para todas. Para realizar essa primeira atividade, escolhi duas ferramentas que ainda não conhecia, que comecei a explorar, conhecer:

- Podcast: Após explorar sites que colocam o que e como utilizá-lo, fiquei encantada com a possibilidade de utilizá-los na educação, com nossos alunos, em nossas salas de aula. Cheguei a sonhar com nossa aluna que tem baixa visão utilizando podcasts para ampliar seu conhecimento. Li relatos de projetos de línguas que utilizam podcasts como um importante recurso, além de Rádio Escolar, um de meus grandes sonhos. Planejei apresentar essa ferramenta para os professores que acompanho em nosso próximo encontro.

- Del.icio.us: Antes de concluir a leitura de um tutorial sobre essa ferramenta, tive que me cadastrar e ir acompanhando o passo a passo, tamanho interesse. É maravilhosa a ideia de podermos organizar vários sites, informações em um único site! Quantos sites anotava e perdia, esquecia quando precisava ou simplesmente ficava esquecido em meio aos favoritos? Esse problema acabou! Essa é outra novidade que compartilharei com “meus” professores: é possível organizarmos sites de acordo com a área de conhecimento, assunto, interesse, como preferirmos.

Para treinar, depois de criar minha conta: http://delicious.com/ivanildamilfont cadastrei todos os sites que pesquisei para fazer essa atividade, sites que serão úteis para atividades futuras, que poderei indicar para colegas muito mais facilmente. Está sendo muito legal “Save a new bookmark “ e descobrir quantas pessoas já fizeram isso, além de criar “Tags” que facilitarão e muito minha vida.

Essa atividade foi uma maravilhosa oportunidade de conhecer ferramentas sociais da Web 2.0 e consequentemente refletir sobre maneiras alternativas de estimular a aprendizagem e sobre mudanças no paradigma tecnológico e educacional.

5 comentários:

  1. òtima dica para aproveitar em nossos ambientes escolares e tentar integrar os alunos nesse contexto.

    ResponderExcluir
  2. Maria Ivanilda
    Tenho certeza que com o teu entusismo, curiosidade e persistência, farás o melhor uso dessa ferramenta. Você está sendo um exemplo de cursista, sempre atenta, disciplinada e cheia de iniciativas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querida Marli:

    Muito obrigada pelo incentivo!!!
    Desejo fazer por onde merecer tantos elogios!!!
    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
  5. Prezado(a) Senhor(a):

    Realmente concordo, que esse é uma ótima estratégia para integrarmos nossos alunos.
    Muito obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!