Seguidores

sábado, 10 de julho de 2010

MEC oferece "Programa Aluno Integrado"




"Programa ensina estudante a usar tecnologia durante a aula

As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sala de aula. Pensando nisso, o Ministério da Educação criou o Aluno Integrado, programa que proporciona formação em TICs para estudantes da rede pública de ensino brasileiro. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios.

O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais. Em 2009, foi realizado um projeto piloto com a participação de 2.700 alunos indicados pelos coordenadores do Proinfo Integrado e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em todos os estados.

Segundo Demerval Bruzzi, diretor de produção de conteúdo e formação da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC, a iniciativa funciona como uma estratégia para reduzir a evasão escolar, pois aumenta a autoestima do aluno, a interação com o professor e ainda dá oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

O estudante Jackson Bruno dos Santos, do município de Esplanada (BA), também acredita nisso. Ele participou do piloto do Aluno Integrado. “Tudo o que aprendi nesse curso vou levar para a sala de aula e para a vida. No curso, aprendemos que a sociedade vive em rede e o computador já está em muitos lares. É importante ter esse conhecimento”, diz.

O curso é oferecido para alunos a partir do nono ano, com carga horária de 180 horas (cinco meses), dividido em quatro módulos. Por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado de informática a distância, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática. Os participantes também têm aulas de hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais.

O conteúdo utilizado nos cursos foi elaborado por estudantes de instituições de ensino superior parceiras do programa, como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com material fornecido por algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. O MEC já recebeu 75 mil pedidos de vagas para este ano.

Para participar, os interessados devem procurar o representante da Undime local ou o coordenador do Proinfo Integrado nas secretarias de educação estaduais ou municipais. O aluno também pode enviar uma mensagem eletrônica.

Rafânia Almeida
Palavras-chave: Aluno Integrado, Educação a distância, Seed"

Na Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, foram contemplados dez alunos e uma das professoras da Sala de Tecnologias Educacionais/ STE, Profª Jussara Canazza de Macedo.

Nas fotos do slide, montado pela Professora Coordenadora Rosângela Luz, podemos perceber como ela coloca: "o empenho e o entusiasmo" dos participantes.

Nossos parabéns aos contemplados, essa é uma oportunidade maravilhosa!
Aproveitem!
Façam a diferença!

Equipe Pedagógica EM Clori

Mais informações podem ser acessadas em:

5 comentários:

  1. Ivanilda!

    Bem legal! os que fizerem serão privilegiados. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querida Marli:

    Concordo com você:
    _Os alunos selecionados são privilegiados.
    Por isso, nossa Equipe Pedagógica, principalmente a Profª Jussara, está dando todo o suporte necessário para que nossos alunos concluam com curso com aproveitamento máximo!

    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivanilda, queria agradecer a visita e dizer-ter que fiquei feliz em ter mais uma seguidora e por saber que usaste com teus alunos uma atividae que postei lá, também já estou seguindo o teu blogue, que aliás é muito lindo!

    Em relação ao programa Aluno Integrado, achei interessantíssimo, deveria ser ampliado a mais estudantes não acha? Principalmente os das regiões mais carentes... Parabéns pelo colégio de vocês terem uma equipe contemplada. Sucesso a todos, depois socializa os resultados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida Jaque:

    Muito obrigada pela atenção e incentivo!

    O Programa Aluno Integrado, é uma iniciativa maravilhosa do MEC. Concordo com você, nossos alunos merecem que seja ampliado. É uma oportunidade maravilhosa e única!
    Nossa equipe pedagógica agradece pelas vagas oferecidas e aguarda a ampliação das mesmas.

    Beijinhos de Luz!

    ResponderExcluir
  5. A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 10.000 (dez mil) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

    Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás.

    As pré-inscrições para este curso estão abertas até o dia 20 de maio e podem ser realizadas pelo site http://www.labtime.ufg.br/labtime/ai/index

    Todas as informações necessárias sobre o curso estão disponíveis no site desenvolvido pela UFG (informado acima).

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!