Seguidores

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Secretaria Municipal de Educação prioriza Pedagógico


A Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS, nessa semana iniciou um Projeto de Formação de Coordenadores que acompanham o processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais.

Todas as Coordenadoras Pedagógicas e Professoras Coordenadoras da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, Coordenadora Pedagógica Alciléia Marques Lima, Coordenadora Pedagógica Nelci Vasconcelos, Coordenadora Pedagógica Maria Ivanilda Saraiva Milfont Moreira, Professora Coordenadora Andréia dos Santos Coelho Oliveira Vanzin e Professora Cooordenadora Rosângela Luz, participaram do primeiro encontro e estão super animadas com o referido projeto. Isso, porque acreditam na importância de se manterem atualizadas, para cada vez melhor, com mais qualidade possam auxiliar os professores que acompanham.

Como no dia do encontro, era o dia do Combate a Violência Sexual, durante o encontro, membros da Comissão Municipal de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes/ COMCEX, comentaram sobre o trabalho que tem realizado e sobre um concurso de fotografias e frases. Os alunos vencedores serão premiados com a publicação do material vencedor em um calendário e com uma câmera digital, além de prêmios surpresa.

Mais informações sobre o assunto, podem ser acessadas em: http://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/dourados-combate-a-violencia-sexual

Em seguida, a Profª Mariolinda Ferraz repassou informações sobre uma de suas conquistas em seu curso de Pós-Graduação, nível Mestrado: Uma formação, nível Aperfeiçoamento para Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Dourados/MS, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD.

Informações adicionais:

Número de vagas: 36 vagas

Público alvo: Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Dourados/MS, concursadas e exercendo a função.

Local: Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD/ Unidade I

Carga Horária: 180 horas

Período: 2º semestre de 2010.

Leia a seguir, matéria publicada no Jornal O Progresso e no site Dourados Agora:

"A Secretaria Municipal de Educação reuniu os coordenadores pedagógicos da rede municipal de Dourados, ontem, 29, para apresentar o projeto de aperfeiçoamento, acompanhamento e avaliação da ação pedagógica nas escolas. As principais ações do projeto são a formação continuada dos pedagogos e a discussão de instrumentos, como a estatística, para avaliar e melhorar o processo ensino aprendizagem e o contexto das relações humanas.

O coordenador pedagógico tem a função de orientar o professor e também, ser um mediador do processo ensino aprendizagem. “Para exercer essa função é importante o aperfeiçoamento através dos encontros que serão oferecidos. Assim, ao se deparar com os problemas na aprendizagem dos estudantes, o pedagogo poderá oferecer subsídios e novos caminhos aos educadores”, frisa o secretário municipal de educação, professor Edmilson Morais.

Na prática, a proposta é que os pedagogos estejam sempre atentos à ação pedagógica da escola. É a avaliação como um instrumento de retomada e de decisão sobre como resolver os problemas existentes. “ Com o levantamento dos problemas, é preciso elaborar projetos para atender as diversas situações. Não fazer o projeto por fazer, mas para atender a necessidade apresentada no grupo escolar”, avaliou o secretario municipal de educação.

A apresentação da metodologia do projeto de aperfeiçoamento e acompanhamento da ação pedagógica dos coordenadores foi realizado pela pedagoga Fátima Frota. “A intenção é auxiliar aos coordenadores da rede objetivando a melhoria do processo ensino aprendizagem e das relações humanas”, enfatiza a pedagoga.

O projeto iniciará em agosto e irá atender os coordenadores pedagógicos das escolas municipais, Centros de Educação Infantil Municipal e conveniados. A coordenadora pedagógica da escola municipal Weimar Torres, Maria Cristina Valias, avaliou como necessário o espaço para a formação dos coordenadores pedagógicos que “ até então não existia. E só acontecia , esporadicamente, entre poucos colegas que se reuniam para estudar”.

AVANÇOS

O projeto da Secretaria Municipal de Educação apresentado aos coordenadores da rede de ensino, foi avaliado como positivo, considerando a importância do aperfeiçoamento na atividade pedagógica.

Uma outra necessidade dos coordenadores pedagógicos que está ganhando forma, é referente a situação do coordenador dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do município , PCCR. “As questões referentes aos ganhos, a hora atividade, a ressignificação da função do coordenador, estão sendo discutidos numa comissão”, destacou a coordenadora pedagógica Sonia Vasconcelos, da escola municipal Neil Fioravanti"

Fonte: http://www.douradosagora.com.br/noticias/educacao/secretaria-prioriza-atencao-pedagogica

Leia mais informações sobre a Política de Valorização adotada pela Secretaria Municipal e Educação em: http://www.douradosagora.com.br/noticias/educacao/dourados-adota-politica-de-valorizacao

4 comentários:

  1. Estou super animada com a possibilidade de ser uma das alunas dessa formação.

    Acredito que essa é uma oportunidade ímpar, na qual todos os pré-selecionados deverão se envolver e aproveitar o máximo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega.

    É assim que começa..

    Uma sugestão, apenas para que os leitores do blog tenham mais facilidade ao ler: vc poderia diminuir a quantidade de desenhos na página? é que facilitará a leitura rápida e interativa do internauta. (rs)

    parabéns.
    Abraços

    Fátima Frota

    ResponderExcluir
  3. Querida Fátima:

    Agradeço a dica.
    Como você sabe, sou uma exagerada... rsrs
    optei por fazer um blog super lúdico e colorido como eu.
    Mas, pensarei em sua dica a cada nova postagem!

    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Senhor Dário Dutra:

    Muito obrigada!!!
    Nossa equipe agradece, é maravilhoso estarmos entre os melhores e mais prestigiados Blogs do Brasil!!!
    É inacreditável!!!
    E a mesmo tempo recompensador!!!
    Esse Blog é fruto de muito trabalho e dedicação.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!