Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Espetáculo "COREOgeografia MS" - Acesso à Cultura Gratuitamente

http://www.douradosagora.com.br/
Presente para o Dia dos Pais.

Você já pensou na possibilidade de levar seu pai para prestigiar um super espetáculo em seu dia gratuitamente?

O espetáculo "COREOgeografia MS", do grupo Dome será apresentado no Teatro Municipal de Dourados, neste sábado, dia 07 de agosto de 2010, às 20h.

A entrada é gratuita. 

O espetáculo conta com a concepção e direção de Blanche Torres. A peça já foi apresentada com sucesso de público em vários municípios da região, entre eles Campo Grande, Maracaju e Sidrolândia, além de participar do Festival de Inverno de Bonito, um dos maiores eventos do Centro-Oeste.

"Blanche explica que "COREOGEOGRAFIA MS", faz uma homenagem à dança teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch, que morreu recentemente. 'A primeira vez que li a palavra "coreogeografia" foi em uma crítica da Helena Katz, sobre os espetáculos da coreógrafa alemã Pina Bausch. Ela disse: "Pina faz coreogeografias", referindo-se á pesquisa que a coreógrafa fazia dos lugares por onde passava, como Brasil, Índia, Inglaterra, Itália entre outros. Hoje Pina não está mais entre nós, mas sua idéia de coreografar lugares me seduziu para realizar este espetáculo em sua homenagem'.
A proposta de criação coreográfica do espetáculo se apropriou dos verbos dos poemas de Manoel de Barros para criar movimentos embalados por músicas de Helena Meirelles, Dino Rocha, Tetê Espíndola, Almir Sater, Biko do Trombone e Rozemberg, Caetano Veloso, Uakti, Canto Kaiowá e Ney Matogrosso.
Para a professora doutora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lenira Rengel, que assistiu ao ensaio, "o Fundo de Investimento Cultural (FIC), acerta ao promover o Grupo Dome de Dourados. "Blanche e o grupo transitam por vários códigos de dança para tratar de questões regionais que se expandem à aldeia global, como já bem disse MacLuhan", lembra. Ela diz ainda que a proposta de dialogar com a força intelectual expressiva da dança-teatro buscam-se expandir as possibilidades cênicas de corpos tão díspares que se juntam para compartilhar uma arte/vida de um novo Estado brasileiro, no qual tantos Brasis convivem. O pesquisador Jair Damasceno, "em COREOgeografia MS", a sensibilidade de Blanche Torres soube mesclar o desejo de um trabalho com as possibilidades da sua realização. Não foi omissa ao tratar os temas e signos do seu espetáculo, lidou com os códigos com licença poética, com humor equilibrado, coreografias abertas, simples e ritmadas e a alegria presente no trabalho e que se definiu à medida da descontração dos bailarinos", analisa.
"COREOgeografia MS" tem no elenco: Flávio Calixto, João Rocha, Márcio Ozório, Lorena Hernandez, Társila Bonelli, Liziane Zarpelon, Andiara Pacco e Rosana Segatto. O espetáculo integra o projeto Dança MS e recebeu investimentos da Fundação de Cultura do Estado de MS, por intermédio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC)."

Fonte: http://www.douradosagora.com.br/noticias/entretenimento/coreogeografia-ms-hoje-no-festival-de-inverno-de-bonito

4 comentários:

  1. Olá, Ivanilda! Vim aqui retribuir sua visita ao meu blog. O seu está lindo!!!
    Parabéns pelo trabalho. Acho que poderemos crescer muito uma com a outra.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Querida Tati:

    Muito obrigada pela visita e carinho!
    Tenho certeza que continuaremos aprendendo cada vez mais através de trocas significativas.

    Beijinhos de Luz!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito , tudo que uni dança
    educação e amor, da sempre certo parabéns.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito, sempre que unimos dança,educação e amor,só tem que da certo. parabéns

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário, ele é muito importante!